|
| » Mata Ciliar e Vulnerabilidade Natural à Erosão são temas de Audiência Pública em Câmara de Vereadores de São João Batista
Aconteceu no último dia 30, na Câmara de Vereadores de São João Batista uma reunião para tratar sobre as matas ciliares do município e a vulnerabilidade natural à erosão. A reunião foi aberta à comunidade e contou com a participação de agricultores, alunos, professores, funcionários da secretaria municipal de meio ambiente, vereadores e moradores locais. A pauta do dia contemplou inicialmente apresentações sobre os objetivos e histórico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas; as funções das matas ciliares e diagnóstico das matas ciliares de São João Batista e; a proposta de projeto para diagnosticar os fatores determinantes da degradação das margens do Rio Tijucas em São João Batista. Em seguida, houve o debate entre os presentes, onde os técnicos do Comitê Tijucas e o presidente Djalma Bittencourt puderam esclarecer as dúvidas apresentadas.
A degradação das margens do Rio Tijucas em São João Batista se agravou após as cheias de setembro deste ano. A preocupação dos moradores locais para com essa situação ficou evidente durante o 1o Seminário sobre Mata Ciliar. A partir daí, o Comitê Tijucas, a Polícia Militar Ambiental, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de São João Batista firmaram uma parceria para diagnosticar os fatores potencializadores da degradação das margens do rio e recuperar as margens já erodidas das propriedades em situação de risco. No momento estas entidades estão em fase de elaboração de projetos para captação de recursos financeiros e execução dos objetivos propostos.
Para a Dra. Janaina Maia, técnica do Comitê Tijucas, “o debate realizado na reunião foi extremamente positivo, pois permitiu esclarecer para a comunidade o verdadeiro papel do Comitê Tijucas na mediação de conflitos pelo uso da água e na elaboração de trabalhos técnicos que auxiliem a compreensão da realidade local”.
A previsão é de que no primeiro semestre de 2012 sejam captados os recursos financeiros necessários e iniciada a execução do projeto de diagnóstico dos fatores potencializadores da degradação das margens do Rio Tijucas, em São João Batista. Com relação à recuperação das áreas degradadas, os vereadores se comprometeram a disponibilizar um engenheiro da prefeitura para elaboração dos projetos, os quais serão acompanhados pela equipe técnica do Comitê Tijucas.
- 02/12/2011
Fonte:Comitê Tijucas
|