|
| » Saída a Campo promove discussão prática dos conhecimentos adquiridos no Curso de Engenharia Natural
Na última sexta-feira (22/02/13) os participantes do Curso de Engenharia Natural realizaram uma saída a campo, onde puderam discutir na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante os demais dias do Curso. A saída a campo aconteceu às margens do Rio Tijucas nos bairros Colônia e Centro do município de São João Batista.
Na ocasião, ficou evidente o alarmante estágio de erosão das margens do Rio Tijucas. Para o professor ministrante do Curso Fabrício J. Sutili, “a situação das margens do Rio Tijucas é muito crítica”. “A aplicação das técnicas de Engenharia Natural visando à restauração e estabilização das margens do Rio Tijucas só será efetiva quando forem regularizadas as principais atividades impactantes nas margens, em especial a extração de areia”, analisou Sutili.
O Curso “Engenharia Natural: uma Ferramenta para a Estabilização de Margens de Cursos de Água” foi uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e surgiu de um anseio técnico expresso pelos municípios integrantes do Comitê durante suas Assembléias Gerais. O Curso aconteceu na Casa da Cidadania de Nova Trento nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro. Nesse período também foi realizada uma Palestra aberta ao público sobre o mesmo assunto no município de São João Batista.
- 25/02/2013
Fonte:Comitê Tijucas
|